JOANA MORTÁGUA (BE)

Esclarecimentos/Comunicações aos Sócios

Sem a imprensa [local] é muito difícil fazer o mínimo de fiscalização democrática ao poder autárquico”

 “Em época de eleições, o vosso trabalho é essencial. O único debate que houve entre candidatos do distrito de Setúbal foi o organizado pel’O Setúbalense. Quando se aproximam estas alturas é evidente que a imprensa regional e local ganha um destaque muito maior, porque não temos outra via de comunicação com o eleitorado intermediada por jornalistas.”

 

A FISCALIZAÇÃO DO PODER AUTÁRQUICO

A minha principal preocupação com a sobrevivência da imprensa local e regional tem que ver com a fiscalização do poder autárquico -  além da construção da obra pública absolutamente milionária que neste momento está a acontecer no país.

 

“Sem a imprensa, sem a capacidade de investir no jornalismo, no jornalismo independente, às vezes, com capacidade de fazer alguma investigação, é muito difícil fazer o mínimo de fiscalização democrática ao poder autárquico.”

 

“Essa é uma grande preocupação e tem que ver com as questões que falámos muitas vezes, [nomeadamente] da transparência em relação ao financiamento das autarquias.

 

A PUBLICIDADE INSTITUCIONAL

“Não há dúvida que uma das formas de financiar a imprensa regional e local é qualquer tipo de publicidade institucional, acho que é preciso deixar claro na lei e quais são as entidades abrangidas.”

 

A PUBLICIDADE DOS JOGOS DA SANTA CASA

 “Apresentámos uma proposta que achávamos que ia aumentar substancialmente a receita da publicidade institucional, que era obrigar a Santa Casa a fazer publicidade sobre o vício do jogo e sobre aquelas publicidades que se fazem sobre jogar em segurança. Chegámos a apresentar essa proposta várias vezes, [mas] ela nunca passou.”

 

As assinaturas digitais e o apoio ao trabalho jornalístico

“Temos propostas que têm que ver com as assinaturas digitais que, para nós, sempre foram mais direcionadas para o ensino superior: achamos que deve ter mais saída do que no ensino secundário. Seria interessante saber como se poderia agregar aqui a imprensa regional, não como opcional, mas como obrigatória, ou seja, haver a possibilidade de um órgão de comunicação nacional e um local.”

 

“[Defendemos] a eliminação do IVA nas assinaturas e a reposição do porte pago.”

  

Partilhar nas redes sociais